Fala Radizeiros e Radizeiras, tudo bem com vocês?

É muito legal quando temos as funcionalidades disponíveis dentro do Delphi, não é verdade?

Ainda mais componentes visuais que nos auxiliam e muito na criação de novas telas para os nossos softwares.

Mas quando você precisa de algo para ter um visual mais agradável, ou até mesmo uma funcionalidade que você viu em uma plataforma ou software e quer adicionar no seu software mas não tem no Delphi.

Isso acaba fazendo com que você busque em tudo que é vídeos e componentes para instalar no seu Delphi para resolver isso, mas mesmo assim não consegue solucionar o que está precisando.

Por que não desenvolver o seu próprio componente visual?

Isso mesmo, você viu aquela tela, ou uma imagem de um sistema e gostaria de colocar no seu software e não encontra compatibilidades ou prontos para o ele, então vamos desenvolver o nosso próprio.

Em nossa série que começa hoje irei mostrar como criar componentes visuais para auxiliar você na criação de layouts incríveis para encantar seus clientes.

Mas como muitos desenvolvedores sabem, desenvolver componentes no Delphi é muito chato e difícil, quando seguimos todos um passo a passo, trabalhar com TGrafics, WinControl, dentre outros.

Não é simples você desenvolver um componente visual.

Mas muitas das vezes você quer um nível de personalização no seu software que não é possível fazer com os componentes que temos dentro do Delphi.

Mas todas as vezes que você precisa reutilizar isso é complexo, fica complicado.

Então o que iremos fazer nesta nossa série é criar alguns componentes visuais que possamos reutilizar em nossos softwares.

Por exemplo, tem um site onde mostra um Dashboard que foi muito usado, e ainda é, por muitos.

É o adminLTE https://adminlte.io/themes/AdminLTE/index2.html

Onde iremos reproduzir um desses cards que encontramos nesse template.

Iremos reproduzir esses cards dentro do Delphi.

E você deve estar se perguntando, como é que eu faço isso, como é que crio isso dentro do Delphi?

É bem simples, porque quando vamos para o estudo da criação de componentes, acabamos indo para muitas coisas que só servem mesmo a nível de conhecimento.

No dia a dia isso não é prático, e para o nosso dia dia precisamos de mais praticidade.

O que precisamos primeiro é criar um package, bastando ir no menu do Delphi e criar o pacote.

Simplesmente criei esse pacote e dei um nome para ele, CadLTE

Com esse nosso pacote criado, ao invés de utilizar Wincontrol e dentre outras classes, iremos simplesmente criar um frame.

Simplesmente eu clico com o botão direito do mouse no nosso pacote e mando adicionar um frame a ele.

Não esquecendo que estamos criando esse componente para VCL e não FMX, mas pode seguir os mesmo procedimento, só realizar algumas alterações.

Iremos criar nosso componente visual utilizando outros componentes do próprio Delphi.

Esse card que mostrei para vocês é muito simples para criar eles utilizando outros componentes nativos do Delphi.

Para que possamos seguir você precisa entender que devemos trabalhar a separação do layout utilizando containers, e nesse caso iremos utilizar panels, para separar as camadas.

Iremos adicionar um panel alClient, ou seja, ocupando todo o nosso frame, onde ele será o nosso container principal, o que irá compor todo o corpo do componente.

Para que possamos criar layouts bonitos e organizados, iremos utilizar muito esses panels.

A utilização dos panels fará toda a diferença.

Muitas pessoas se perdem nisso, não conseguem trabalhar layouts responsivos, porque pecam na hora de fazer as organizações dos layouts.

É muito legal você visualizar os frames, os quadros do seu layout.

Se pegarmos o nosso layout do AdminLTE, já podemos ver que no card ele já possui um layout principal, que seria o quadrado dele todo.

E aí nós temos algumas separações.

Temos um panel alinhado à esquerda, e um outro panel alinhado alCliente, que irá compor as informações e o progresso, como você pode revê-lo na imagem logo abaixo.

Seguindo todas essas informações você já consegue criar um novo layout, ou até mesmo componentes para serem utilizados na sua aplicação.

Com essas técnicas você tem a possibilidade de ter um layout responsivo e de fácil utilização.

E caso você tenha interesse de conhecer mais sobre Aplicar Design Criativo no Delphi acesse o nosso portal do CLUBE DE PROGRAMADORES EM DELPHI, onde você não terá só conteúdos relacionados ao Design , mas uma quantidade enorme de conteúdos que poderá lhe ajudar muito no seu dia a dia, é uma verdadeira NETFLIX para os programadores Delphi.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CLUBE DOS PROGRAMADORES DELPHI